Definição – O que significa Fear-Driven Development (FDD)?
Desenvolvimento orientado pelo medo (FDD) é um termo cunhado em TI para falar sobre problemas com desenvolvimento de software em que as empresas podem ter tanto medo de cometer erros que restringem ou controlam processos de maneiras prejudiciais e ineficientes. Também é usado para falar sobre situações em que a liderança da empresa pode levar as equipes de desenvolvimento ao medo, o que também pode ter um efeito corrosivo no processo geral de desenvolvimento de software.
Definirtec explica Fear-Driven Development (FDD)
O termo desenvolvimento movido pelo medo é freqüentemente atribuído a Scott Hanselman, que escreve sobre esse fenômeno. Hanselman fala sobre “medo organizacional” e “paralisia de análise” e descreve como uma empresa pode desenvolver uma obsessão por código de verificação dupla e tripla, restringindo reuniões, tentando limitar o feedback ou de outra forma tentando manipular o processo com base no medo de que algo saia errado. Os especialistas explicam como isso realmente prejudica a capacidade das equipes de desenvolvedores de inovar e seguir em frente e pode ser extremamente prejudicial para a empresa.
Depois, há o outro tipo de desenvolvimento impulsionado pelo medo, em que a liderança da empresa governa instilando o medo em seus funcionários. Eles podem forçar os funcionários a trabalhar horas extras, incluindo fins de semana e à noite, ou forçá-los a ter um bom desempenho, dizendo-lhes que seus empregos estão em jogo. Mais uma vez, os especialistas em produtividade não recomendariam esse tipo de processo de gerenciamento punitivo e geralmente descrevem as maneiras pelas quais ele pode quebrar uma empresa.