Definição – o que significa desenvolvimento de plataforma cruzada?
O desenvolvimento de plataforma cruzada é a prática de desenvolver produtos ou serviços de software para várias plataformas ou ambientes de software. Engenheiros e desenvolvedores usam vários métodos para acomodar diferentes sistemas operacionais ou ambientes para um aplicativo ou produto.
Definirtec explica o desenvolvimento multiplataforma
A ideia do desenvolvimento de plataforma cruzada é que um produto ou aplicativo de software deve funcionar bem em mais de um habitat digital específico. Essa capacidade é normalmente buscada para vender software para mais de um sistema operacional proprietário, como para acomodar o uso em plataformas Microsoft e Apple. Com o desenvolvimento de dispositivos móveis e outros tipos de plataformas, bem como a proliferação de tecnologias de código aberto como o Linux, surgiram mais tipos de desenvolvimento de plataforma cruzada.
Algumas das estratégias fundamentais para o desenvolvimento de plataforma cruzada incluem compilar versões diferentes do mesmo programa para sistemas operacionais diferentes ou, em outros casos, o uso de arquivos de subárvore para aplicar ou ajustar o produto a sistemas operacionais diferentes. Outra abordagem importante é tornar o programa abstrato em certos níveis, a fim de acomodar diferentes ambientes de software. Um software como esse pode ser considerado “agnóstico em relação à plataforma”, pois não valoriza nem oferece suporte a uma plataforma em detrimento de outra. Os desenvolvedores também podem usar interfaces de programação de aplicativos (APIs) para ajustar um pedaço de software a uma plataforma específica.
Em geral, o desenvolvimento de plataforma cruzada pode tornar um programa menos eficiente. Por exemplo, pode exigir processos redundantes ou pastas de armazenamento de arquivos para os vários sistemas aos quais deve oferecer suporte. Também pode exigir que um programa seja “simplificado” para acomodar ambientes de software menos sofisticados. No entanto, em muitos casos, os fabricantes de software perceberam que vale a pena lidar com as limitações do desenvolvimento de plataforma cruzada para oferecer um aplicativo ou produto a um conjunto mais amplo de usuários.