Definição – O que significa Desenvolvimento de Produto Terceirizado (OPD)?
O Outsourced Product Development (OPD) é uma prática na qual uma organização contrata um provedor terceirizado para o desenvolvimento de produtos e serviços em uma variedade de áreas (como TI, negócios, comunicação e RH), e até mesmo geração de ideias.
O sucesso do OPD depende de um planejamento estratégico, comunicação, colaboração, gerenciamento e recursos especializados perfeitamente integrados.
Definirtec explica Desenvolvimento de Produto Terceirizado (OPD)
O sucesso da implementação do OPD depende da comunicação contínua e consistente entre os tomadores de decisão, especialmente gerentes, engenheiros e proprietários de negócios. Essa colaboração otimiza a comunicação, a qualidade da produção e, em última análise, a satisfação do cliente.
As recomendações de implementação do OPD incluem:
- Desenvolvimento durante o dia
- Teste durante a noite
- Terceirização para locais ao norte e ao sul do escritório corporativo e instalações de produção de uma organização para minimizar variações de fuso horário
- Recrutamento e contratação de colaboradores de alta qualidade. A distância nunca deve prejudicar a inovação.
- Equipes pequenas são mais eficientes do que equipes grandes. Assim, a gestão deve estabelecer um equilíbrio para garantir a sinergia da equipe.
- Os custos de propriedade intelectual (PI) fazem parte dos negócios. Se as considerações de PI não forem aplicadas, pode ser necessário trocar de provedor ou criar produtos inovadores para a retenção de clientes.
Habilidades logísticas exigem inovação, mas o objetivo principal é monitorar de perto o efeito do OPD na qualidade da produção e na satisfação do cliente.
A indústria de TI (incluindo filiais offshore de gigantes como Microsoft, Adobe e Cisco) responde por aproximadamente 15 por cento do mercado de OPD.