Definição – o que significa desempenho do aplicativo?
O desempenho do aplicativo, no contexto da computação em nuvem, é a medição do desempenho e da disponibilidade dos aplicativos no mundo real. É particularmente usado com aplicativos remotos e de computação em nuvem executados em servidores remotos e servidos por uma rede como a Internet. O desempenho do aplicativo é um bom indicador do nível de serviço que um provedor está oferecendo e é uma das principais métricas de TI monitoradas.
Definirtec explica o desempenho do aplicativo
Existem dois conjuntos de métricas de desempenho do aplicativo que são monitorados de perto. O primeiro, e de longe o mais importante, é o desempenho real experimentado pelos usuários finais do aplicativo, como o tempo médio de resposta em cargas normais ou de pico. As medições são frequentemente relacionadas ao tempo de resposta:
- O tempo de resposta para o aplicativo agir de acordo com a ação de um usuário, como navegação.
- O tempo de resposta ou o tempo que leva para concluir uma quantidade específica de trabalho, como pesquisar ou classificar dados.
- A carga do sistema, que é medida como o volume de transações que o aplicativo deve processar, como solicitações (solicitações por segundo), transações (transações por segundo) e páginas por segundo.
O segundo conjunto envolve medições de recursos computacionais consumidos pelo aplicativo para fazer suas tarefas, o que é um bom indicador de se há recursos suficientes para concluir uma determinada carga ou se o aplicativo consome mais recursos do que deveria; o último costuma ser um bom indicador de que o aplicativo não está otimizado. Isso é muito importante, especialmente para aplicativos em nuvem, pois os usuários devem ter a mesma experiência com um aplicativo sendo entregue pela Internet e executado localmente em um conjunto de hardware totalmente capaz.