Definição – o que decompilar significa?
Decompilar é o processo de conversão de código legível por computador em código-fonte legível por humanos com funcionalidade de código original. Decompilar é o inverso de compilar.
É impossível usar a descompilação para a reprodução do código-fonte original porque os identificadores do código original, como nomes de variáveis e funções, raramente são armazenados no código de computador. No entanto, o código que contém metadados ou informações de depuração pode incluir identificadores.
Definirtec explica Decompile
A descompilação geralmente é realizada no código do computador quando o código-fonte não está mais disponível. Portanto, é uma forma de engenharia reversa. Além disso, a descompilação pode ser usada para segurança do computador, interoperabilidade e correção de erros.
A descompilação é aplicada por vários motivos, incluindo:
- Compreender a funcionalidade do código
- Corrigindo erros
- Melhorar a segurança do computador
- Remover restrições, como senhas, proteção contra cópia e limite de tempo
- Estudando vírus de computador
- Recuperar código-fonte perdido para fins de arquivamento
A descompilação bem-sucedida depende das informações de código disponíveis e da complexidade.
Um descompilador (a ferramenta usada na descompilação) pode ser obtido separadamente, em vez de empacotado com as ferramentas de desenvolvimento do fornecedor.
Na maioria dos casos, a descompilação de software protegido por direitos autorais é ilegal. No entanto, nos Estados Unidos e na Europa, as leis de direitos autorais permitem o uso de descompilação limitada, como a interoperabilidade.