Definição – O que significa Electronic Discovery (E-Discovery) significa?
A descoberta eletrônica (e-discovery) descreve qualquer processo onde dados eletrônicos são buscados, protegidos, localizados, explorados e recuperados com o uso intencional como evidência em um processo civil ou criminal. A descoberta eletrônica pode ser realizada offline em um computador individual ou em uma rede de computadores.
Um tribunal pode usar o hacking real para ordens específicas de recuperação de dados criminais, o que é considerado legal. A destruição total dos dados digitais é extremamente difícil, especialmente se os dados são distribuídos em uma rede. Os dados do disco rígido não podem ser completamente excluídos e podem ser recuperados com ferramentas sofisticadas de recuperação de dados, mesmo depois que o usuário tenta remover os dados. Isso permite que a polícia rastreie evidências criminais.
E-discovery também é conhecido como eDiscovery.
Definirtec explica descoberta eletrônica (E-Discovery)
Vários indivíduos podem estar associados a um processo de descoberta eletrônica, como advogados de ambas as partes, gerentes de TI, especialistas forenses e gerentes de registros.
Em um processo de descoberta eletrônica, todos os tipos de dados servem como evidência, incluindo texto, arquivos de calendário, imagens, sites, bancos de dados, arquivos de áudio, planilhas, animação e programas de computador. O email é uma fonte de evidência muito útil porque as pessoas tendem a ser menos cuidadosas ao trocar emails. Um crime, como pornografia infantil digital, é apenas um exemplo de como a descoberta eletrônica é útil ao apresentar provas para a acusação.
Às vezes, testemunhas inocentes se envolvem em litígios se seus dados eletrônicos forem apreendidos como prova e usados no julgamento criminal de outra pessoa. Nesses casos, as testemunhas podem sentir que sua privacidade foi invadida.
Um subconjunto da descoberta eletrônica é a ciência forense, que envolve a busca de dados em discos rígidos.