Definição – o que significa a descoberta de dados?
A descoberta de dados, no contexto de TI, é o processo de extrair padrões acionáveis dos dados. A extração é geralmente realizada por humanos ou, em certos casos, por sistemas de inteligência artificial. Os dados apresentados são normalmente em formato visual e podem parecer um painel, dependendo de como são apresentados no aplicativo.
Definirtec explica descoberta de dados
A descoberta de dados é um tipo de uso de dados que depende, em grande parte, de tecnologias que permitiram a agregação e o uso de big data. Conjuntos de big data são compostos de tipos grandes e heterogêneos de dados que são alimentados em sistemas de negócios com o objetivo de obter inteligência de negócios (BI).
Na descoberta de dados, os humanos – ou, em alguns casos, certos tipos de tecnologias de inteligência artificial – olham para os dados de várias fontes e tentam extrair informações importantes ou significativas desses dados. Isso é feito para apoiar vários objetivos de negócios. As ferramentas de descoberta de dados usam uma variedade de métodos, como mapas de calor, tabelas dinâmicas, gráficos de pizza, gráficos de barras e mapas geográficos para ajudar os usuários a atingir seus objetivos.
Alguns especialistas consideram a descoberta de dados semelhante à mineração de dados, que é um processo usado por algumas empresas para tentar extrair dados acionáveis de um grande conjunto de dados. De certa forma, a descoberta de dados também pode ser explicada por sua semelhança com a descoberta eletrônica (e-discovery); na descoberta eletrônica, que geralmente pertence ao campo jurídico, os profissionais de TI designados extraem dados de grandes conjuntos de dados que podem ser aplicáveis ou relevantes a um caso ou processo. A ideia da descoberta de dados adota uma abordagem semelhante – vasculhar um grande campo de dados em busca de itens relevantes e acionáveis que se destaquem.