Definição – o que significa detectabilidade?
A capacidade de descoberta, no design, refere-se à capacidade do usuário de encontrar informações, aplicativos ou serviços importantes. A capacidade de descoberta permite que os usuários localizem algo de que precisam para concluir uma determinada tarefa. A capacidade de descoberta é mais frequentemente usada para se referir ao que é perceptível para os usuários em uma página da Web específica. A descoberta é um desafio para os designers porque pode ser difícil priorizar a descoberta, pois nem tudo pode ser igualmente visível.
Definirtec explica a descoberta
Como fornecer aos usuários o conteúdo certo na hora certa é um grande desafio para qualquer site, pois exige que os designers e desenvolvedores considerem como os usuários experimentarão um determinado design.
A descoberta pode ser alcançada de várias maneiras. Esses incluem:
- Tamanho: qualquer elemento de uma página que ocupe mais pixels tem maior probabilidade de ser notado pelos usuários.
- Ordem: a ordem na qual os itens em uma página são colocados pode afetar a descoberta. O mapeamento de calor de uma determinada página pode ajudar a dar aos designers uma noção de quais áreas chamam a atenção dos usuários.
- Elementos de design: cor, fonte, forma, sombra e outros elementos de design podem ajudar a direcionar a atenção dos usuários para áreas específicas de uma página.
- Fluxo: a capacidade de descoberta deve ter como objetivo destacar o que o usuário mais precisa em um determinado momento. Por exemplo, em um site de compras, o botão “Checkout” deve ser facilmente descoberto pelos usuários que selecionaram os itens para compra.
- Consistência: ao empregar um estilo e lógica semelhantes de forma consistente, os designers podem facilitar a vida dos usuários, que poderão aprender e se acostumar com o sistema.
Esta definição foi escrita no contexto do Design