Definição – o que significa depuração no SAP?
A depuração é o processo de análise do fluxo de um programa para localizar e reduzir defeitos ou bugs. Ao contrário de outras linguagens de programação, a depuração no SAP envolve a análise de diferentes objetos. Assim, diferentes técnicas são usadas para depurar diferentes tipos de objetos.
No SAP, o processo de depuração é aplicado com a ajuda do ABAP Debugger, uma ferramenta de programação SAP capaz de analisar um programa ou objeto ABAP, por linha ou seção, podendo inclusive alterar os valores dos objetos em tempo de execução.
Existem dois tipos de depuradores SAP ABAP: Classical Debugger para versões até 6.40 e New ABAP Debugger, que é fornecido para todas as versões 6.40 e posteriores.
Definirtec explica a depuração no SAP
A depuração é ativada para um objeto SAP das seguintes maneiras:
- Ao digitar o comando “/ h” no campo de comando, que executa o programa em modo de depuração
- Com a ajuda de pontos de interrupção, que podem ser mantidos antes ou durante o modo de depuração
- Selecionando a depuração quando o modo do programa de execução aparece
- Do caminho do menu sistema-> utilitários-> depurar ABAP
Os métodos de depuração para diferentes objetos SAP incluem o seguinte:
- Para programa ABAP e módulos de função, a depuração pode ser aplicada digitando “/ h” no campo de comando, usando pontos de interrupção ou escolhendo o modo de execução para depuração.
- Para ABAP SAPscripts, formulários inteligentes e formulários Adobe, as opções de depuração são fornecidas separadamente para programas de driver, além desses objetos.
- Para servidor ou acesso remoto, a depuração de acesso remoto é fornecida por meio de nomes de usuário predefinidos ou personalizados, que são usados para conexão a um servidor ou acesso remoto.
O novo depurador ABAP funciona da seguinte maneira:
- Ao contrário do depurador ABAP clássico, o Novo depurador ABAP é processado em seu próprio modo externo (conhecido como depurador), enquanto o objeto analisado (conhecido como depurado) é executado em um segundo modo externo.
- É capaz de analisar programas executados em uma unidade de processamento ABAP, como programas que chamam saídas de conversão.
- Possui uma interface flexível que um usuário pode projetar de acordo com os requisitos.
- Ele tem a capacidade de acomodar mais de oito visualizações da área de trabalho, bem como a capacidade de organizar diferentes ferramentas para analisar a estrutura e os dados passados no programa ou objeto ABAP.
Esta definição foi escrita no contexto do SAP