Definição – O que significa Rubber Duck Debugging?
Em TI, a gíria “depuração de pato de borracha” foi criada para descrever uma estratégia muitas vezes eficaz, mas simples, para depurar código. Na depuração de pato de borracha, o programador coloca um pequeno pato de borracha (ou outro objeto inanimado) próximo a eles em uma mesa ou perto de um computador e explica o código para o pato linha por linha.
A depuração de duck de borracha também é conhecida como rubberducking.
Definirtec explica a depuração do Rubber Duck
A ideia por trás da depuração de pato de borracha é simples – explicando o processo em voz alta, o programador é capaz de entender melhor a natureza do código, o propósito de linhas ou módulos individuais e o que o código se destina a fazer, em contraste com o que ele realmente faz. Essa ideia é semelhante à ideia de revisores lendo texto em voz alta para detectar erros, ou matemáticos explicando uma equação passo a passo para entender como o processo funciona.
Com a depuração do pato de borracha, a ideia é revestida de humor – o pato na verdade não desempenha nenhum papel ativo no processo. Novamente, é a ideia da explicação verbal que ajuda o desenvolvedor a detectar bugs no código. Por exemplo, o programador pode estar “mostrando ao pato” como um loop agrega uma determinada variável de string e perceber que um dos parâmetros está configurado incorretamente. Os programadores podem reconhecer erros de cerca e outros tipos de erros enquanto estão verbalmente examinando o código e explicando-o em voz alta. A depuração de borracha se tornou um termo comumente usado para descrever esse tipo de processo explicativo e por que ele é valioso para os profissionais de TI.