Definição – o que significa degradação de rede?
A degradação da rede se refere a uma diminuição na conectividade e na velocidade de resposta em uma determinada rede. A análise e o diagnóstico desse tipo de deterioração costumam ser importantes para quem mantém estruturas de dados ou outros modelos suportados por rede, bem como para a funcionalidade da rede em geral.
Definirtec explica a degradação da rede
As causas da degradação da rede podem incluir atrasos de propagação, que envolvem o transporte físico de dados em uma arquitetura de TI, e problemas de roteamento. Aspectos de um sistema de TI que modificam ou trabalham com dados também podem causar diferentes tipos de atrasos. Problemas de endpoint, onde terminais ou estações de trabalho agindo como destinos de dados podem sofrer atrasos devido à memória insuficiente ou capacidade de processamento, são outro problema, assim como outras formas de degradação que ocorrem como resultado de malware ou spyware.
Embora os problemas com dispositivos de hardware individuais geralmente não diminuam a funcionalidade de uma rede inteira, outros problemas podem ocorrer em toda a rede. Por exemplo, problemas com fragmentação de pacotes de dados podem afetar o desempenho da rede. Além disso, aqueles que analisam a degradação da rede podem observar o impacto dos ataques de negação de serviço (DoS) ou vários outros tipos de invasão externa que podem impactar uma rede.
Para identificar e lidar com diferentes tipos de degradação da rede, os profissionais de rede podem realizar vários testes na rede e no roteamento de pacotes de dados. Além disso, para antecipar e lidar com alguns tipos de degradação da rede, os desenvolvedores ou engenheiros podem considerar um projeto tolerante a falhas ou modelos de degradação elegante, onde os sistemas podem ser projetados para operar bem, mesmo sob pressão significativa. Isso evita que vários tipos de degradação natural causem falha do sistema ou interrompam os serviços da rede principal.