De-anonymization (desanonimização) é o processo de tomar dados que foram anonimizados e usá-los para identificar indivíduos dentro desse conjunto de dados. Isto pode ser feito através de uma variedade de métodos, incluindo a ligação de conjuntos de dados, usando informações conhecidas sobre indivíduos, ou usando técnicas sofisticadas de análise de dados.
A desanonimização pode ter uma série de consequências para os indivíduos, incluindo perda de privacidade, roubo de identidade e fraude. Também pode ter consequências negativas para as empresas, incluindo danos à reputação e responsabilidade legal.
Existem várias formas de prevenir a desanonimização, incluindo a anonimização de conjuntos de dados antes de serem compartilhados, usando criptografia e utilizando técnicas de desidentificação de dados. O que é a pseudo-anonimização? Pseudo anonimização é o processo de disfarce de dados para que estes não possam ser facilmente rastreados até um indivíduo. Isso pode ser feito removendo informações de identificação, como nomes e endereços, ou substituindo-as por dados falsos. Pseudo anonimato é frequentemente usado em pesquisas e análises, a fim de proteger a privacidade dos indivíduos cujos dados estão sendo usados.
Qual é a finalidade da Pseudonimização?
Pseudonimização é o processo de substituição de informações pessoalmente identificáveis por um pseudônimo. Isto pode ser feito através da substituição de nomes por iniciais, por exemplo. A finalidade da pseudonímia é proteger a privacidade dos indivíduos, impedindo a ligação de dados a eles. Como se anonimizam os dados para a GDPR? Existem algumas maneiras diferentes de anonimizar os dados para a conformidade com a GDPR. Uma maneira é simplesmente remover toda a informação pessoalmente identificável (PII) do seu conjunto de dados. Isso inclui coisas como nomes, endereços, números de telefone, endereços de e-mail, etc. Outra maneira de anonimizar os dados é usar uma técnica chamada pseudonimização. Isto envolve substituir todas as informações que identificam pessoalmente por informações falsas que não podem ser rastreadas até um indivíduo. Finalmente, você também pode usar técnicas de anonimização como k-anonymity e l-diversity para proteger ainda mais os seus dados.
Qual é a diferença entre a anonimização e a identificação?
A anonimização é o processo de remoção de informações pessoalmente identificáveis dos dados. Isto pode ser feito removendo nomes, endereços e outras informações de identificação. A desidentificação é um processo semelhante, mas também inclui a remoção de quaisquer datas, idades, sexos e outras informações que possam ser usadas para identificar um indivíduo.
A pseudo-anonimização é reversível?
Pseudo anonimização é o processo de substituição de Informações de Identificação Pessoal (IPI) por identificadores artificiais, normalmente envolvendo alguma forma de criptografia. A finalidade da pseudo anonimização é permitir que os dados sejam utilizados para análise, protegendo ao mesmo tempo a identidade dos indivíduos.
Pseudo anonimização não é reversível, pois o processo de encriptação é irreversível. No entanto, é possível desanonimizar os dados se as chaves de encriptação estiverem comprometidas.