Data juliana

Definição – o que significa data juliana?

A data juliana, também comumente chamada de dia juliano, refere-se ao número de dias passados ​​desde o início de um ciclo autocriado de 7980 anos. Este conceito foi introduzido por Joseph Scaliger em 1538 e sua importância é integral no cálculo do número, determinando a diferença entre duas datas conhecidas. É amplamente utilizado em computadores e astronomia.

Definirtec explica a data juliana

A data juliana é freqüentemente confundida com o calendário juliano, que foi introduzido por Júlio César em 45 aC para promover reformas no Império Romano. A data juliana é a diferença (ou módulo) de tempo em dias decorridos desde o início do ciclo de 7,980 anos. Esses 7,980 anos são calculados com vários ciclos de tempo tradicionais (solar, lunar e um ciclo de imposto romano) para os quais 7,980 era um múltiplo comum. O atual ciclo juliano começou em 1 ° de janeiro de 4713 aC (calendário gregoriano) e terminará em 22 de janeiro de 3268 dC

A data juliana é comumente usada em ciência da computação para calcular a diferença entre os dias, uma vez que todos os números no sistema são inteiros consecutivos.