Data-ism

Definição – o que significa Data-ism?

Data ismo é um termo cunhado recentemente para um tipo de filosofia ou ideologia de dados. Várias fontes atribuem esse termo específico a David Brooks, um proeminente comentarista político e escritor do The New York Times. Em comentários sobre uma filosofia de dados primordial, Brooks menciona o data ismo como uma obsessão por dados que pressupõe uma série de coisas sobre os dados, incluindo que é a melhor medida geral de qualquer cenário dado e que sempre produz resultados valiosos.

Definirtec explica Data-ism

Em geral, o conceito de data ismo é útil no mundo dos negócios, onde muitas empresas podem não ter ido muito além de uma abordagem de big data para ajudá-las a agregar ou minerar grandes quantidades de dados para diferentes aplicativos e processos de negócios. Os especialistas falam sobre dados só por dados e como essa filosofia não é suficiente para criar configurações de planejamento de recursos corporativos muito personalizadas. Novas soluções de hospedagem em nuvem e outros sistemas de dados sofisticados levaram ao aumento de céticos em relação aos dados, que resistem à ideia de que o bom manuseio de dados pode fornecer resultados infinitos sem outros tipos de planejamento.

Outra ideia que acompanha a resistência ao data ismo é a ideia de que o big data também pode ter perigos inerentes. Muitos deles estão relacionados à privacidade pessoal ou empresarial. A ideia é que quanto mais capazes se tornam os sistemas de mineração de dados, mais empresas e agências governamentais podem usar esses sistemas para espionar consumidores ou cidadãos de muitas maneiras diferentes. Algumas dessas preocupações também podem se aplicar à comunidade empresarial. A ideia de que os dados são uma faca de dois gumes explica por que o termo data ismo pode continuar a ganhar popularidade na mídia de TI.