Definição – o que Darknet significa?
O darknet se refere a redes que não são indexadas por mecanismos de busca como Google, Yahoo ou Bing. São redes disponíveis apenas para um grupo seleto de pessoas e não para o público em geral da Internet, acessíveis apenas por meio de autorização, software específico e configurações. Isso inclui lugares inofensivos, como bancos de dados acadêmicos e sites corporativos, bem como aqueles com assuntos mais sombrios, como mercados negros, comunidades fetichistas e hacking e pirataria.
Definirtec explica Darknet
O darknet é uma rede de sobreposição para a Internet que só pode ser acessada por software especializado, configurações e autorizações especiais e, muitas vezes, faz uso de protocolos de comunicação não padronizados para ser deliberadamente inacessível à Internet.
O termo foi originalmente cunhado na década de 1970 para se referir a redes de computadores que foram isoladas da ARPANET por razões de segurança óbvias. Esses darknets eram capazes de receber comunicação da ARPANET, mas eram inacessíveis e invisíveis nas listas de rede e ignorariam pings e outras consultas regulares.
O termo ganhou aceitação popular após a publicação do artigo “The Darknet e o futuro da distribuição de conteúdo” em 2002. Neste artigo, quatro funcionários da Microsoft (Biddle, Inglaterra, Peinado e Willman) argumentaram que a presença da darknet é o principal obstáculo para o desenvolvimento de tecnologias DRM viáveis devido à perspectiva de violação inevitável de direitos autorais.
Na cultura popular, o significado de darknet tornou-se sinônimo de dark web, aquela parte da internet que normalmente não pode ser visitada por navegadores comuns; ele precisa de navegadores especiais como TOR (The Onion Router), Freenet ou I2P. Os sites aqui não são indexados por mecanismos de pesquisa porque simplesmente não estão acessíveis a eles. Por exemplo, bancos de dados acadêmicos estão disponíveis apenas para professores e alunos, e redes corporativas estão disponíveis apenas para funcionários. Redes ponto a ponto e sites auto-hospedados também fazem parte da darknet. É difícil rastrear usuários na darknet e, por isso, ela se tornou um paraíso para a liberdade de expressão e de expressão, especialmente em países onde a Internet é fortemente policiada e bloqueada.
Os usuários desta darknet são verdadeiramente anônimos, e é esse anonimato que atraiu o elemento criminoso para ela. Aqui, eles são livres para conduzir seus negócios e se expressar sem medo de repercussão. Tornou-se um paraíso para criminosos que vendem drogas e armas, tráfico de pessoas e golpes.