Definição – O que Dalvik significa?
Dalvik é uma máquina virtual (VM) baseada em registro de código aberto que faz parte do sistema operacional Android. O Dalvik VM executa arquivos no formato Dalvik Executable (.dex) e conta com o kernel Linux para funcionalidades adicionais, como threading e gerenciamento de memória de baixo nível.
Definirtec explica Dalvik
Dalvik tem o nome de uma vila de pescadores na Islândia onde moravam os ancestrais de Dan Bornstein, a pessoa que escreveu o código original da VM. Dalvik é projetado para velocidades de execução e operação rápidas em ambientes com recursos limitados, como aqueles em dispositivos móveis (com memória, CPU e bateria limitada). Uma VM Dalvik é projetada para executar várias instâncias de si mesma, com cada instância hospedada em seu próprio processo separado e executando um aplicativo cada. Quando uma instância falha, outros aplicativos em execução simultânea não sofrem.
Embora os aplicativos Android sejam escritos em Java, eles são primeiro compilados no formato Dalvik Executable (DEX) para que sejam executados na VM Dalvik. Os arquivos DEX são geralmente menores do que os arquivos .JAR (Java Archive) compactados, tornando-os adequados para dispositivos móveis.
A principal diferença entre Dalvik e um Java VM típico é que o primeiro é baseado em registro, enquanto o último é baseado em pilha. VMs baseadas em registro requerem menos instruções do que suas contrapartes baseadas em pilha. Embora as VMs baseadas em registro também exijam mais código, geralmente são consideradas inicializações mais rápidas e têm melhor desempenho do que as VMs baseadas em pilha.
A licença do código-fonte Dalvik é baseada na licença Apache. Isso significa que é de modificação livre e, portanto, atraente para as operadoras de telefonia móvel.