Definição – O que significa o BSD Daemon?
O daemon BSD é um termo de TI para um tipo de mascote conceitual para variações do sistema operacional UNIX de código aberto classificado como Berkeley Software Distribution ou designs BSD. Este ícone e símbolo dos programas de distribuição de software da Berkeley é apelidado de Beastie e foi descrito por artistas gráficos. Os direitos autorais do daemon BSD e das imagens são de propriedade de um dos primeiros desenvolvedores BSD.
Definirtec explica BSD Daemon
No sentido geral, o termo de TI daemon se refere a um programa de computador que não está sob o controle de um usuário. No caso do daemon BSD, um jogo de palavras produziu a ideia de que Beastie é um demônio, uma criatura vermelha com chifres e forcado. O daemon BSD tem sido usado em vários manuais de sistema operacional e como um logotipo. Seu uso ajuda a caracterizar a filosofia de código aberto pela qual os desenvolvedores trabalharam em projetos BSD ao longo de várias décadas, da década de 1970 até hoje.
Beastie também representa o tipo de aspecto lúdico que os desenvolvedores trouxeram para a mesa enquanto trabalhavam em vários projetos UNIX e outros designs BSD. A criação do daemon BSD combina um tipo de conhecimento artístico e técnico, como no caso de renderizações de arte ASCII. É interessante notar que, embora os primeiros desenvolvedores do sistema operacional UNIX tenham lançado o código-fonte, que permitia os projetos de distribuição de software da Berkeley, o BSD mais tarde se envolveu em litígios com o criador original do UNIX. Essa história frequentemente complicada detalha como até mesmo sistemas operacionais comuns como o UNIX, que são mais voltados para uso profissional do que para vendas voltadas para o consumidor, podem produzir situações legais complicadas em relação à propriedade intelectual.