Daemon

Um daemon é um programa de computador que roda em segundo plano para realizar certas tarefas, como gerenciar conexões de rede ou fornecer suporte a outros programas. Os daemons normalmente não têm interface gráfica de usuário e não são visíveis aos usuários. Um daemon é um anjo? Não, um daemon não é um anjo.

Um daemon é um programa de computador que roda em segundo plano, tipicamente em modo

detach, o que significa que não está associado a uma sessão específica do usuário.
O termo “daemon” é derivado da figura mitológica grega Daemon,

que era um espírito ou deus que representava a natureza, a fertilidade ou o mal.

Toda a gente tem um daemon? Não, nem todos têm um demónio. Um daemon é um processo que corre em segundo plano e não está associado a uma sessão específica do usuário. Daemons tipicamente lidam com tarefas ao nível do sistema, tais como gerenciar conexões de rede ou fornecer acesso aos recursos do sistema.

Como criar um daemon em Python?

Existem alguns passos envolvidos na criação de um daemon em Python. Primeiro, você precisa importar os módulos os e de tempo. Em seguida, você precisa definir uma função que será usada para bifurcar o processo. Depois disso, você precisa chamar a função os.fork() para criar um novo processo. Finalmente, você precisa chamar a função time.sleep() para colocar o processo para dormir.

Para que serve o daemon?

Um daemon é um programa que roda como um processo em segundo plano, ao invés de estar sob o controle direto de um usuário interativo. O termo teve origem no Unix, mas agora é usado mais amplamente para se referir a qualquer processo que roda sem uma interface de usuário.

Exemplos comuns de daemons incluem servidores web, servidores de banco de dados e servidores de impressão. Os daemons também podem ser usados para tarefas mais especializadas, como o manuseio de e-mails recebidos ou o monitoramento do desempenho do sistema.

Em sistemas operacionais do tipo Unix, os daemons normalmente têm nomes que terminam com a letra “d”. Por exemplo, o daemon do servidor web Apache é chamado de “httpd”.

Como se cria um daemon?

Um daemon é um processo que roda em segundo plano, tipicamente sem uma interface de usuário. Para criar um daemon, você precisa primeiro criar um processo e depois removê-lo do terminal que o iniciou. Isto pode ser feito usando o fork() e setsid() chamadas de sistema.

Uma vez que o processo é destacado, você pode então fazer o trabalho que for necessário para o daemon. Isto pode envolver abrir arquivos, criar soquetes, etc. Quando o trabalho estiver terminado, o daemon pode sair.

Também vale a pena notar que os daemons são normalmente iniciados no momento do boot por um script de inicialização do sistema.