Os dados secundários são dados que já foram recolhidos por outra pessoa e que você utiliza para apoiar a sua própria pesquisa. São frequentemente recolhidos com um propósito diferente do seu, e podem ser publicados ou não publicados. Exemplos de dados secundários incluem dados de censo, dados governamentais, dados de fontes comerciais e dados de organizações sem fins lucrativos. Como os dados secundários são coletados? Os dados secundários são coletados por uma variedade de métodos, incluindo
-Agências governamentais: Agências como o U.S. Census Bureau e o Bureau of Labor Statistics coletam dados secundários extensivos.
-Fontes comerciais: As fontes comerciais de dados secundários incluem empresas de pesquisa de mercado e agências de informação de crédito.
-Publicações: Dados secundários também podem ser encontrados em fontes publicadas, tais como jornais, revistas e revistas académicas.
Quais são algumas das vantagens e desvantagens dos dados secundários?
Vantagens dos dados secundários:
-Está normalmente disponível e relativamente barato de adquirir
-Pode cobrir uma vasta gama de tópicos
-Pode ser anónimo, o que pode ser útil para tópicos sensíveis
-Desvantagens dos dados secundários:
– Pode estar desactualizado
– Pode ser de má qualidade
– Pode não ser relevante para a pergunta específica da pesquisa Quais são os dados primários? Os dados primários são os dados que são recolhidos directamente da sua fonte. Estes dados não foram processados ou analisados de forma alguma e, portanto, não são interpretados. Os dados primários são frequentemente coletados através de pesquisas, entrevistas ou observação direta.
Quais são os tipos de dados?
Existem muitos tipos de dados, mas alguns dos mais comuns são:
-Dados nominais: dados que podem ser colocados em categorias, mas que não podem ser quantificados ou ordenados. Exemplos de dados nominais incluem sexo, cor do cabelo e cor dos olhos.
-Dados ordinais: dados que podem ser tanto quantificados como ordenados. Exemplos de dados ordinais incluem índices de satisfação (em uma escala de 1-5) e ordem de nascimento (primogênito, segundo filho, etc.).
-Dados de intervalo: dados que podem ser quantificados e ordenados, mas que não têm um verdadeiro ponto zero. A temperatura é um bom exemplo de dados de intervalo, porque não há ponto zero absoluto (como há, por exemplo, com comprimento ou largura).
-Ratio data: dados que podem ser quantificados e ordenados, e que tem um verdadeiro ponto zero. Exemplos de dados de razão incluem peso, altura e idade.
O que são dados primários e dados secundários? Dados primários são dados que são coletados pelo próprio pesquisador. Estes dados são coletados para o propósito específico do projeto de pesquisa e geralmente são coletados através de meios como pesquisas, entrevistas e observações. Os dados secundários são dados que já foram recolhidos por outra pessoa e que estão prontamente disponíveis para o pesquisador. Estes dados podem ser encontrados em fontes como jornais, livros e bases de dados online.