Os dados em uso referem-se a dados que estão sendo acessados ou usados por uma aplicação ou sistema. Esses dados podem ser armazenados em uma variedade de locais, incluindo centros de dados no local, armazéns de dados baseados em nuvem e dispositivos de borda. Os dados em uso também podem se referir a dados que estão sendo processados por um sistema de inteligência artificial (IA) ou um algoritmo de aprendizado de máquina.
Os dados em uso são frequentemente críticos para a operação de uma aplicação ou sistema, e proteger esses dados contra acesso não autorizado ou modificação é essencial. Os dados em uso podem ser protegidos usando uma variedade de medidas de segurança, incluindo criptografia, controle de acesso e prevenção de vazamento de dados. O que acontece aos seus dados quando eles são criptografados? Quando os dados são criptografados, eles são transformados em um código que só pode ser decifrado por indivíduos autorizados. Este processo, conhecido como criptografia de dados, é usado para proteger as informações de serem acessadas por indivíduos não autorizados. A criptografia de dados é um componente chave da segurança de dados, e é usada para proteger informações em trânsito, bem como em repouso. Os dados em uso devem ser criptografados? Sim, os dados em uso devem ser criptografados a fim de protegê-los contra o acesso não-autorizado. Existem várias formas de encriptar dados, incluindo o uso de software ou hardware de encriptação, ou o uso de uma rede privada virtual (VPN).
O que usa os dados no meu telefone?
Há muitos usos para dados em um telefone, mas alguns dos mais comuns são:
1. Mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc. Todas estas plataformas utilizam dados para mostrar o conteúdo dos seus amigos, família e do resto do mundo.
2. Email – Quer esteja a verificar emails pessoais ou de trabalho, os dados são usados para enviar e receber mensagens.
3. navegação na web – Os dados são usados sempre que você abre um navegador da web no seu telefone, quer você esteja visitando seu site favorito ou apenas fazendo uma pesquisa rápida no Google.
4. Mapas – Os dados são usados para alimentar aplicações de mapas como o Google Maps, Apple Maps e Waze. Isto inclui coisas como mostrar-lhe a sua localização actual, obter direcções para um endereço específico, e encontrar pontos de interesse perto de si.
5. Meteorologia – Os dados são usados para alimentar aplicações meteorológicas e dar-lhe informações actualizadas sobre as condições actuais na sua área.
6. Música – Os dados são usados para transmitir música de plataformas como Spotify, Apple Music, e Pandora.
7. TV e filmes – Os dados são usados para transmitir programas de TV e filmes da Netflix, Hulu, e outras plataformas.
8. Jogos – Os dados são usados para baixar e jogar jogos da App Store, Google Play, e outras fontes.
9. Chamadas telefônicas e mensagens de texto – Os dados são usados para alimentar os recursos de chamadas telefônicas e mensagens de texto do seu telefone.
O que são dados em uso de segurança cibernética?
Há muitas maneiras de definir “dados em uso”. Em geral, refere-se a dados que estão sendo acessados ou processados por um sistema ou aplicativo. Isso pode incluir dados que estão armazenados em um banco de dados, dados que estão sendo transmitidos por uma rede ou dados que estão sendo usados por um usuário.
Existem muitos tipos diferentes de dados em uso, e cada um tem seu próprio conjunto de preocupações de segurança. Por exemplo, os dados confidenciais podem estar em risco de vazamento se não forem devidamente protegidos. Os dados sensíveis podem estar em risco de serem corrompidos ou apagados se não forem devidamente protegidos. E os dados pessoais podem estar em risco de serem usados para roubo de identidade ou fraude se não forem devidamente protegidos.
Existem muitas formas diferentes de proteger os dados em uso. As medidas de segurança comuns incluem criptografia, controle de acesso e backup de dados.
Quais são os 3 principais objectivos a serem resolvidos por DLP?
Os três principais objetivos da prevenção contra perda de dados (DLP) são proteger os dados, prevenir vazamentos de dados e garantir a privacidade dos dados.
As soluções de DLP são projetadas para proteger os dados, identificando, monitorando e prevenindo o uso não autorizado de informações sensíveis. As soluções DLP também podem prevenir vazamentos de dados, detectando e bloqueando a transmissão de dados sensíveis para fora da organização. Finalmente, as soluções DLP podem ajudar a garantir a privacidade dos dados, garantindo que somente usuários autorizados tenham acesso aos dados confidenciais.