Definição – o que significa Dados em repouso?
No contexto de sistemas de tratamento de dados, dados em repouso referem-se aos dados que estão sendo armazenados em sistemas de destino estáveis. Dados em repouso são frequentemente definidos como dados que não estão em uso ou não estão viajando para os terminais do sistema, como dispositivos móveis ou estações de trabalho.
Definirtec explica dados em repouso
A ideia de dados em repouso é importante para a compreensão dos sistemas de dados. Os profissionais contrastam esses dados em repouso com os que podem estar flutuando ou viajando dentro de um sistema. Os designers de sistema usam tipos específicos de segurança para dados em repouso. Em outras palavras, uma vez que os dados alcançaram um destino de armazenamento, camadas adicionais de segurança podem ser fornecidas. Os tipos típicos de procedimentos de segurança incluem criptografia e proteção por senha, bem como vários protocolos para autorização de acesso.
Os funcionários e administradores de TI também podem caracterizar os procedimentos de segurança de dados em repouso como parte de um plano de prevenção de perda de dados (DLP). As empresas geralmente lidam com problemas de vazamento de dados, roubo de dados ou outras ameaças importantes à segurança avaliando cuidadosamente cada aspecto de um sistema de TI. Além da segurança para dados em repouso, os planejadores de nível superior avaliam o que é chamado de segurança de endpoint, que cria estruturas de segurança mais elaboradas em torno de como os usuários finais acessam informações de computadores, dispositivos móveis ou qualquer outro tipo de interface de hardware. Isso ajuda as empresas a minimizar a responsabilidade e proteger seus ativos em um mundo onde dados confidenciais e valiosos são frequentemente vulneráveis a roubo ou acesso impróprio.