Definição – o que significa Cooked Data?
Os dados preparados são dados brutos que foram processados. Os dados brutos, também chamados de dados de origem, ovo ou dados primários, são os dados coletados de uma fonte.
O processamento de dados brutos significa extrair, organizar e possivelmente analisá-los e apresentá-los para uso posterior. A confiabilidade e a validade dos dados brutos podem ser confirmadas somente após serem processados ou preparados.
Definirtec explica Cooked Data
Características de dados brutos:
- Possibilidade de conter vários erros
- Dados inválidos
- Os dados podem estar disponíveis em vários formatos
- Os dados podem estar não formatados ou não codificados
- Alguns dados ainda podem exigir citação ou confirmação
Uma folha de entrada de dados pode incluir datas como dados brutos em várias formas: “31 de março de 2013”, “31/03/2013”, “31/3/2013”, “31 de março” ou “hoje”. Uma vez registrados, esses dados brutos poderiam ser processados e armazenados em um formato normalizado – talvez uma data Juliana, o que ajudaria os humanos e os computadores a interpretar no momento do processamento posterior.
Os dados brutos são a entrada de dados para processamento. Freqüentemente, é desenvolvida uma diferenciação entre dados e informações, o que significa que a informação é o produto final do processamento de dados. Os dados brutos têm a capacidade de se tornar informações; porém, para que isso aconteça, é fundamental extrair, organizar e, em alguns casos, analisar e formatar os dados brutos.
Como ilustração, um terminal de ponto de venda (terminal POS) usado em um supermercado lotado reúne volumes significativos de dados brutos diariamente; entretanto, esses dados não fornecem muitas informações, a menos que sejam processados ou preparados.
Depois de preparados, os dados podem apontar os produtos precisos que cada cliente adquire, o momento da compra e o preço pelo qual os produtos são adquiridos. Esse tipo de informação pode então se desenvolver em dados para o processamento de estratégias de marketing preditivo.
Devido ao processamento de dados, os dados brutos às vezes podem acabar em um banco de dados. Isso ajuda os dados brutos a se tornarem disponíveis para processamento e análise adicionais de muitas maneiras diferentes.