Definição – O que significa Open Data?
Dados abertos são a noção de que certos tipos de dados devem estar disponíveis gratuitamente para que todos possam usar e compartilhar sem restrições, como direitos autorais, patentes ou outros mecanismos de controle. O único requisito – no máximo – é que aqueles que usam e compartilham os dados os atribuam à sua fonte. Os defensores dos dados abertos acreditam que alguns tipos de dados contribuem para o bem comum ou deveriam pertencer a todos porque foram coletados com dinheiro público.
Definirtec explica dados abertos
Os dados abertos geralmente se concentram em materiais relacionados à ciência, medicina, mapas, compostos químicos e outros dados que podem contribuir para o bem comum. Claro, muitos dos dados também têm valor comercial, o que leva aqueles que os descobrem a evitar que sejam de código aberto.
Os defensores dos dados abertos argumentam que alguns dados – como dados médicos que salvam vidas – pertencem à raça humana e que os fatos não podem ser legalmente protegidos por direitos autorais. Outros argumentam que os dados coletados com dinheiro público devem pertencer a todos.
Aqueles que argumentam contra os dados abertos dizem que o governo não tem o direito de interferir nos dados coletados pelo setor privado e que, como a pesquisa e a coleta de dados são trabalhosas e caras, mesmo as organizações públicas podem ter o direito de usá-los para lucro para recuperar seus custos.