Cybersquatting

Cybersquatting é o ato de registrar, vender ou usar um nome de domínio com a intenção de lucrar com a boa vontade de uma marca pertencente a outra pessoa. Cybersquatting é muitas vezes feito com a intenção de vender o domínio ao proprietário da marca por um preço inflacionado. Por vezes também é feito com a intenção de impedir o proprietário da marca de usar o domínio, ou de perturbar o negócio do proprietário da marca. Quais são as ações tomadas se a ciberespeculação aconteceu? Se você acredita que alguém registrou um nome de domínio que infringe a sua marca, existem algumas ações diferentes que você pode tomar.

Primeiro, você pode tentar contatar diretamente o proprietário do domínio e pedir que ele transfira o domínio para você. Se eles não responderem, ou se você não conseguir chegar a um acordo, você pode registrar uma reclamação cibernética junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

A OMPI entrará em contacto com o proprietário do domínio e tentará mediar uma resolução. Se eles não forem capazes de fazê-lo, eles lhe fornecerão uma decisão que você pode usar para tomar outras medidas legais.

Em alguns casos, você também poderá apresentar uma reclamação junto à Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN). A ICANN é a organização que supervisiona o registo de nomes de domínio e tem um processo de resolução de litígios que pode ser utilizado em casos de ciberespeculação.

Em última análise, se não conseguir resolver o problema através de qualquer um destes canais, poderá ter de intentar uma acção judicial contra o proprietário do domínio. Este é muitas vezes um último recurso, pois pode ser caro e demorado. Qual dos seguintes é um exemplo de cybersquatting? Cybersquatting é o ato de registrar, vender ou usar um nome de domínio com a intenção de lucrar com a boa vontade de uma marca pertencente a outra pessoa. Por exemplo, se alguém registrou o nome de domínio apple.com com a intenção de vendê-lo à empresa de computadores Apple, isso seria cybersquatting.

Alguém pode roubar o seu nome de domínio?

É possível que alguém roube o seu nome de domínio, embora não seja muito comum. Há algumas maneiras de isso acontecer:

1. Seqüestro de nome de domínio: Isto é quando alguém ganha acesso à sua conta de registo de domínio e altera as definições do DNS para apontar para um servidor diferente. Isto pode ser feito adivinhando sua senha ou engenharia social para que seu registrador lhes dê acesso.

2. Roubo de nome de domínio: Isto é quando alguém rouba o seu nome de domínio transferindo-o para um registrador diferente sem a sua permissão. Isto pode ser feito adivinhando sua senha de registrador ou engenharia social para que o registrador lhes dê acesso.

3. agachamento do nome de domínio: Isto é quando alguém regista um nome de domínio semelhante ao seu nome de domínio na esperança de o vender a um preço inflacionado.

Para proteger o seu nome de domínio de ser roubado, você deve usar uma senha forte para a sua conta de registrador e permitir a autenticação de dois fatores, se disponível. Você também deve manter suas informações de contato atualizadas no caso de precisar recuperar sua conta.

Quais são os 4 tipos de ciberespeculação?

Existem quatro tipos de cybersquatting:

1. Seqüestro de nome de domínio – Isto é quando alguém toma maliciosamente o controle de um nome de domínio que pertence a outra pessoa. Isto pode ser feito roubando as credenciais de login do nome de domínio, ou explorando vulnerabilidades no sistema de nomes de domínio.

2. Armazenamento de nomes de domínio – Isto é quando alguém regista um nome de domínio com a intenção de o vender com fins lucrativos. Pode fazê-lo através do registo de vários nomes de domínio, ou através do registo de nomes de domínio que sejam semelhantes a marcas comerciais existentes.
3. posse de nome de domínio – É quando alguém regista um nome de domínio com a intenção de o utilizar para fins comerciais, sem qualquer direito ou interesse legítimo no nome de domínio. Isto pode ser feito através do registo de um nome de domínio que seja idêntico a uma marca, ou através do registo de um nome de domínio que seja semelhante a um website popular.

4. kiting do nome de domínio – Isto é quando alguém regista um nome de domínio e depois cancela o registo antes do fim do período de carência, a fim de evitar o pagamento da taxa de registo. Isto pode ser feito através do registo de vários nomes de domínio e depois cancela o registo dos nomes de domínio que não estão a ser utilizados.