Um cybersquatter é alguém que regista um nome de domínio com a intenção de o vender com fins lucrativos. Cybersquatting é a prática de registar um nome de domínio com a única intenção de o vender ao licitante com maior lucro.
Cybersquatters geralmente registram nomes de domínio que são semelhantes a marcas ou marcas conhecidas, na esperança de que as pessoas confundam o seu site com a coisa real. Eles também podem registrar nomes de domínio que são erros de ortografia de sites populares.
Cybersquatting é considerado como um tipo de violação de marca registrada, e é ilegal em muitos países. Os ciberespeculadores podem ser processados por danos e podem ser ordenados a transferir o nome de domínio para o proprietário legítimo. Porque é que o domínio agachamento é ilegal? A ocupação de domínios é ilegal porque envolve o registo de um nome de domínio com a única intenção de o vender a outra pessoa com lucro. Isto é feito sem qualquer consideração pelos direitos do proprietário da marca, e pode causar confusão e perturbar as operações comerciais. Além disso, os ocupantes de domínios frequentemente registam nomes de domínio que são semelhantes a marcas ou marcas comerciais conhecidas, a fim de capitalizar o tráfego da Internet que procura o site legítimo. Isto pode levar à perda de vendas e prejudicar a reputação do proprietário da marca.
O que é o tipo squatting?
Tipo squatting é o registo intencional de um nome de domínio que é semelhante a um nome de domínio existente e bem conhecido, na esperança de atrair utilizadores da Internet que digitam incorrectamente o nome do domínio bem conhecido. Por exemplo, um typosquatter pode registar o nome de domínio “www.amzon.com” na esperança de que os utilizadores que pretendam visitar o website “www.amazon.com”, em vez disso, visitem o seu website.
O tipo squatting também é conhecido como cybersquatting.
Quais são os perigos do typosquatting?
Typosquatting é um tipo de cybersquatting que visa usuários da Internet que acidentalmente digitam um endereço de website em seu navegador que é similar, mas não o mesmo que, o endereço real do website que eles estão tentando alcançar. Por exemplo, um usuário que pretenda visitar www.example.com pode, em vez disso, digitar www.examplr.com ou www.examole.com em seu navegador, e ser levado a um site malicioso que é projetado para se parecer com o site legítimo, mas que na verdade é operado por um cibercriminoso.
O perigo do typosquatting é que usuários insuspeitos podem inserir informações pessoais ou financeiras sensíveis no site falso, acreditando que é o site legítimo, e o criminoso cibernético pode então usar essas informações para roubo de identidade ou outros propósitos maliciados.
Typosquatting também pode ser usado para distribuir malware. Por exemplo, um usuário pode acidentalmente digitar www.examplr.com em seu navegador e ser levado a um site que automaticamente baixa e instala um programa malicioso em seu computador.
Para evitar cair vítima do typosquatting, os usuários devem sempre verificar novamente o endereço web que estão inserindo no seu navegador e desconfiar de qualquer site que se pareça com um site legítimo, mas que tenha um endereço web ligeiramente diferente.
O que é cybersquatting e como ele pode ser contido?
Cybersquatting é a prática de registrar, vender ou usar um nome de domínio com a intenção de lucrar com a boa vontade de uma marca pertencente a outra pessoa. A prática é frequentemente usada para visar marcas conhecidas ou celebridades, a fim de vender o nome de domínio com fins lucrativos, ou para redirecionar o tráfego para um website para ganhos políticos ou outros.
Existem várias formas de combater a ciberespeculação, incluindo:
– Apresentar uma queixa na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)
– Apresentar um processo em tribunal
– Enviar uma carta de cessação e desistência
A ciberespeculação pode ser evitada através do registo de nomes de domínio que sejam semelhantes ou idênticos à sua marca. Você também pode usar um serviço de monitoramento de nomes de domínio para acompanhar os novos registros de domínios que usam a sua marca.