Definição – o que significa Cyberpunk?
Cyberpunk é um gênero de ficção científica em que o mundo futuro é retratado como aquele em que a sociedade é amplamente controlada por computadores, em detrimento da vida diária e da ordem social. Literatura, filmes e videogames desse gênero apontam para o temor de que o mundo possa eventualmente ser controlado apenas por computadores, incluindo cenários incomuns em que formas não vivas assumem ações e capacidades semelhantes à vida. A rebelião contra grandes corporações e organizações estabelecidas é um aspecto fundamental do cyberpunk. Como tal, os personagens principais são frequentemente retratados como alienados e marginalizados pela sociedade.
Cyberpunk retrata uma rápida deterioração das normas sociais devido a uma mudança inevitável em direção ao uso total de computadores, tanto que as linhas entre seres humanos reais e computadores tornam-se confusas. As grandes corporações costumam ser incluídas na mistura como culpadas e hospedeiras da distopia que é o cyberpunk.
Definirtec explica Cyberpunk
O termo cyberpunk foi cunhado por Bruce Bethke em 1983 com o título de sua história “Cyberpunk”. O termo combina “cibernética” e “punk”.
As configurações do cyberpunk são tipicamente focadas em um futuro não muito distante, em um cenário de colapso social onde os computadores têm permissão para controlar tudo. Este é essencialmente um cenário de tecnologia descontrolada. Com o tempo, o cyberpunk atraiu seguidores de culto em todo o mundo. Certos tipos de roupas da moda surgiram para refletir o gênero cyberpunk. E embora possa ter tido seus dias de glória nos anos 80, muitos acreditam que o cyberpunk veio para ficar. Se nada mais, o movimento cyberpunk inclui muita imaginação junto com uma pitada de pessimismo razoável e medo das repercussões da tecnologia de computador.