Cyberlibel

Definição – O que significa Cyberlibel?

Cyberlibel é qualquer difamação escrita de forma imprecisa ou injuriosa, desencadeada por meios eletrônicos, incluindo a Internet, mídias sociais, e-mail e sites. Cyberlibel cria danos instantâneos e irrevogáveis ​​à reputação.

Assim como a difamação do common law, a cyberlibel é difamatória, compartilhada com pelo menos um terceiro e identifica claramente a (s) vítima (s). As defesas incluem “comentário justo”, “verdade na afirmação / justificativa” ou, com menos frequência, “privilégio qualificado”.

Cyberlibel não deve ser confundido com calúnia.

Definirtec explica Cyberlibel

Esta definição de difamação de 150 anos é um padrão norte-americano:

Uma publicação, sem justificativa, que visa ferir a reputação de outra pessoa, expondo-a ao ódio, desprezo ou ridículo. (Parke, B. em Parmiter v. Coupland (1840)

Nos Estados Unidos e em todo o mundo, o cyberlibel é um conceito novo e ambíguo. Como justificar o cyberlibel requer regulamentação total da Internet, a controvérsia – freqüentemente contraditória – envolve as responsabilidades de difamação para todos os editores da web.

Ciberlibel é uma questão complicada porque o ciberespaço é um terreno fértil para a difamação sem fronteiras. O ciberespaço é um fórum global protegido pelo anonimato e proteção mínima, se houver, contra atividades cibernéticas. Quando comprovadas, as ramificações legais são graves.

Os defensores do Cyberlibel argumentam que os regulamentos e a legislação de dados eletrônicos minam a liberdade de expressão.