Definição – O que significa o Massive Open Online Course (MOOC)?
Um curso online aberto massivo (MOOC) é um curso online de acesso aberto e participação interativa por meio da web. Os MOOCs fornecem aos participantes materiais do curso que são normalmente usados em um ambiente de educação convencional – como exemplos, palestras, vídeos, materiais de estudo e conjuntos de problemas. Além disso, os MOOCs oferecem fóruns de usuários interativos, que são extremamente úteis na construção de uma comunidade para alunos, TAs e professores. Geralmente, os MOOCs não cobram taxas de ensino nem fornecem crédito acadêmico.
Definirtec explica o Massive Open Online Course (MOOC)
MOOCs são uma progressão recente na educação a distância. O conceito de MOOCs originou-se em 2008 entre o movimento de recursos educacionais abertos (REA). A maioria dos cursos iniciais foi influenciada pela teoria conectivista, que enfatiza que o conhecimento e a aprendizagem surgem de uma rede de relações ou conexões. 2012 foi um grande ano para os MOOCs, já que o setor atraiu um burburinho significativo da mídia e interesse de capital de risco. Surgiram vários provedores afiliados às melhores universidades; alguns deles incluem edX, Coursera e Udacity.
Algumas das vantagens de um MOOC são as seguintes:
- Sem taxas de matrícula
- Acesso aberto, expondo professores de alto nível em escolas que, de outra forma, estariam indisponíveis para grande parte da população mundial
- Cursos abertos para todos os interessados, independente da localização, resultando em uma base de alunos mais diversificada
- A coleta de dados por meio de programas de computador ajuda a monitorar de perto o sucesso e o fracasso de cada aluno. A participação tradicional em sala de aula não pode oferecer esse tipo de informação precisa.
- Alguns professores entusiasmados acharam o compartilhamento global de conhecimento mais atraente. Muitos reconhecem que os MOOCs os ajudam a reavaliar seus métodos pedagógicos, enquanto melhoram o compartilhamento de conhecimento.
Uma desvantagem é a baixa taxa de conclusão do curso. Alguns estudos mostraram que os cursos são concluídos por apenas 10% do enorme volume de alunos que ingressam no MOOC.