Definição – O que significa o Cubo de Processamento Analítico Online (OLAP Cube)?
Um cubo de processamento analítico online (cubo OLAP) é uma matriz multidimensional de dados que serve como um banco de dados otimizado para aplicativos OLAP e data warehousing. É uma maneira de armazenar dados relevantes de uma forma multidimensional para torná-los mais lógicos quando usados para gerar relatórios e facilitar análises mais eficientes.
Definirtec explica o cubo de processamento analítico online (OLAP Cube)
Um cubo OLAP armazena e categoriza dados como dimensões e é considerado em termos de “medidas”. Imagine um plano cartesiano com três eixos (x, y e z), e cada entalhe do eixo significa uma determinada medida, com cada eixo sendo uma categoria de dados. Esses cubos são pré-resumidos em cada dimensão, o que melhora muito o tempo de consulta em bancos de dados relacionais.
A linguagem de expressões multidimensionais (MDX) da Microsoft é usada para interagir e comandar cubos OLAP.
Ao contrário dos bancos de dados tradicionais, que são projetados de acordo com os requisitos do sistema, os cubos OLAP são desenvolvidos com lógica de negócios para business intelligence (BI) e, portanto, são otimizados para processos analíticos com capacidade de relatar vários registros simultaneamente.
As vantagens dos cubos OLAP incluem o seguinte:
- Pode ter mais de três dimensões – virtualmente infinitas – resultando em um hipercubo, que permite uma análise aprofundada dos dados
- Permite a análise multifacetada de dados de grandes e complexos volumes de dados em resposta a complexas consultas de negócios