Definição – O que significa Spectrum Crunch?
Spectrum crunch refere-se à falta potencial de espectro de frequência sem fio suficiente para suportar um número crescente de dispositivos de consumo, junto com vários usos governamentais e do setor privado de frequências de rádio em um amplo espectro alocado para diferentes tipos de comunicações sem fio. A fragmentação do espectro é um risco nas telecomunicações e nas redes sem fio, com profundas implicações para o futuro imediato.
Definirtec explica Spectrum Crunch
As soluções potenciais para a eficiência do espectro sem fio e a redução do espectro variam de idéias sobre novas tecnologias para consolidar o uso da frequência a programas governamentais que ajudariam a realocar partes do espectro sem fio para liberar capacidade. Spectrum crunch continua sendo uma das principais áreas de foco para profissionais de TI em telecomunicações e outras indústrias que usam infraestruturas de rede sem fio 3G e 4G.
Especificamente, vários tipos de tecnologias, como a adição de pequenas torres de células suplementares, podem ajudar a expandir a capacidade sem fio diante de um espectro sem fio limitado. Também está sendo considerada a transmissão de sinal full duplex, que poderia, se implementada, reduzir pela metade o uso do espectro para dispositivos. Um dos principais elementos desconhecidos é como os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, funcionarão no futuro, e se eles continuarão a usar o espectro sem fio limitado, apesar da crise do espectro.