Definição – o que significa criptografia simétrica?
A criptografia simétrica é uma forma de criptografia computadorizada que usa uma única chave de criptografia para disfarçar uma mensagem eletrônica. Sua conversão de dados usa um algoritmo matemático junto com uma chave secreta, o que resulta na incapacidade de entender uma mensagem. A criptografia simétrica é um algoritmo bidirecional porque o algoritmo matemático é revertido ao descriptografar a mensagem junto com o uso da mesma chave secreta.
A criptografia simétrica também é conhecida como criptografia de chave privada e criptografia de chave segura.
Definirtec explica criptografia simétrica
Os dois tipos de criptografia simétrica são feitos usando algoritmos de bloco e fluxo. Algoritmos de bloco são aplicados a blocos de dados eletrônicos. Os comprimentos de conjunto especificados de bits são transformados, ao mesmo tempo em que usa a chave secreta selecionada. Essa chave é então aplicada a cada bloco. No entanto, quando os dados do fluxo de rede estão sendo criptografados, o sistema de criptografia mantém os dados em seus componentes de memória, aguardando os blocos em sua totalidade. O tempo em que o sistema espera pode gerar uma lacuna de segurança definitiva e pode comprometer a proteção de dados. A solução envolve um processo em que o bloco de dados pode ser reduzido e combinado com o conteúdo do bloco de dados criptografado anterior até que o restante dos blocos chegue. Isso é conhecido como feedback. Quando todo o bloco é recebido, ele é criptografado.
Por outro lado, os algoritmos de fluxo não são mantidos na memória do sistema de criptografia, mas chegam em algoritmos de fluxo de dados. Este tipo de algoritmo é considerado um pouco mais seguro, uma vez que um disco ou sistema não retém os dados sem criptografia nos componentes da memória.