Definição – o que significa criptografia de ponta a ponta (E2EE)?
A criptografia ponta a ponta (E2EE) é um método usado para proteger dados criptografados enquanto eles se movem da origem para o destino. O objetivo da criptografia de ponta a ponta é criptografar dados no nível da Web e descriptografá-los no banco de dados ou servidor de aplicativos. Ele pode resolver o problema de revelar dados durante o farejamento de rede se um servidor Web foi comprometido. Se implementada com algoritmos confiáveis, a criptografia ponta a ponta pode fornecer o mais alto nível de proteção de dados.
Definirtec explica criptografia ponta a ponta (E2EE)
Na criptografia de ponta a ponta, o usuário inicia a criptografia a partir de um dispositivo de origem. Isso também fornece maior flexibilidade para o usuário decidir quais dados criptografar. Neste método de criptografia, as informações de roteamento, endereços, cabeçalhos e trailers não são criptografados. Além disso, a cada salto na rede, os cabeçalhos e trailers não são descriptografados ou criptografados. Os computadores de salto lêem as informações de roteamento e passam os pacotes de dados para seu caminho.
As vantagens da criptografia de ponta a ponta são as seguintes:
- Uma chave separada não é necessária para a descriptografia dos dados do pacote no computador de salto na rede.
- Maior flexibilidade para o usuário decidir quais dados criptografar. A criptografia seletiva fornece uma grande ajuda no caso de dados confidenciais.
- A disponibilidade de escolher configurações específicas ajuda a uma maior modularização da funcionalidade.
- O tamanho do arquivo envolvido é menor e o processamento usa apenas um conjunto mínimo, mas suficiente, de recursos e tempo de criptografia.
Uma desvantagem da criptografia ponta a ponta é que as informações de roteamento, cabeçalhos e trailers não são protegidos, pois não são criptografados.