Definição – o que significa criptografia híbrida?
A criptografia híbrida é um modo de criptografia que mescla dois ou mais sistemas de criptografia. Ele incorpora uma combinação de criptografia assimétrica e simétrica para se beneficiar dos pontos fortes de cada forma de criptografia. Esses pontos fortes são definidos respectivamente como velocidade e segurança.
A criptografia híbrida é considerada um tipo de criptografia altamente seguro, desde que as chaves pública e privada sejam totalmente seguras.
Definirtec explica criptografia híbrida
Um esquema de criptografia híbrida é aquele que combina a conveniência de um esquema de criptografia assimétrico com a eficácia de um esquema de criptografia simétrico.
A criptografia híbrida é obtida por meio da transferência de dados usando chaves de sessão exclusivas junto com criptografia simétrica. A criptografia de chave pública é implementada para criptografia de chave simétrica aleatória. O destinatário então usa o método de criptografia de chave pública para descriptografar a chave simétrica. Depois que a chave simétrica é recuperada, ela é usada para descriptografar a mensagem.
A combinação de métodos de criptografia tem várias vantagens. Uma é que um canal de conexão é estabelecido entre dois conjuntos de equipamentos de usuários. Os usuários podem então se comunicar por meio de criptografia híbrida. A criptografia assimétrica pode retardar o processo de criptografia, mas com o uso simultâneo de criptografia simétrica, ambas as formas de criptografia são aprimoradas. O resultado é a segurança adicional do processo de transmissão junto com o desempenho geral do sistema aprimorado.