Definição – o que significa criptografia de chave síncrona?
A criptografia de chave síncrona é um tipo de criptografia de dados que usa duas chaves interligadas de forma que todos os dados criptografados com uma chave podem ser codificados com a outra chave. Este método é especialmente útil em técnicas criptográficas primitivas em que o remetente e o receptor têm suas próprias chaves exclusivas. Este método garante autenticidade e privacidade, bem como segurança de dados e chaves.
Definirtec explica a criptografia de chave síncrona
Usando a técnica de criptografia de chave síncrona, se qualquer uma das duas chaves for divulgada publicamente – como no caso de criptografia de chave pública – enquanto mantém a outra chave privada, uma fonte em questão pode enviar os dados codificados usando a chave conhecida publicamente que só eles podem decodificar.
Este método tem uma utilidade especial em procedimentos militares e outros procedimentos de segurança de alto nível. A razão é que esse método é muito poderoso em termos de controle de segurança. Decifrar esse código para determinar a chave é impossível, pois o comprimento pode variar até 1024 bytes. Mesmo um supercomputador levaria mais de cem anos para calcular uma chave usando uma chave já conhecida.