Definição – o que significa criptoanálise?
Criptoanálise é a descriptografia e análise de códigos, cifras ou texto criptografado. A criptoanálise usa fórmulas matemáticas para pesquisar vulnerabilidades de algoritmos e invadir criptografia ou sistemas de segurança da informação.
Definirtec explica criptanálise
Os tipos de ataque de criptanálise incluem:
- Análise de texto simples conhecido (KPA): O invasor descriptografa textos criptografados com texto simples parcial conhecido.
- Análise de texto simples escolhido (CPA): o invasor usa texto cifrado que corresponde ao texto simples selecionado arbitrariamente por meio da mesma técnica de algoritmo.
- Análise somente de texto cifrado (COA): o invasor usa coleções de texto cifrado conhecidas.
- Ataque Man-in-the-Middle (MITM): O ataque ocorre quando duas partes usam mensagem ou compartilhamento de chave para comunicação por meio de um canal que parece seguro, mas na verdade está comprometido. O atacante emprega este ataque para a interceptação de mensagens que passam pelo canal de comunicação. As funções de hash evitam ataques MITM.
- Ataque de texto simples escolhido adaptável (ACPA): semelhante a um CPA, esse ataque usa texto simples escolhido e texto cifrado com base em dados aprendidos em criptografias anteriores.