Definição – o que significa a correspondência de padrões?
A correspondência de padrões na ciência da computação é a verificação e localização de sequências específicas de dados de algum padrão entre dados brutos ou uma sequência de tokens. Ao contrário do reconhecimento de padrões, a correspondência deve ser exata no caso de correspondência de padrões. A correspondência de padrões é um dos paradigmas mais fundamentais e importantes em várias linguagens de programação. Muitos aplicativos usam a correspondência de padrões como uma parte importante de suas tarefas.
Definirtec explica a correspondência de padrões
A correspondência de padrões, em sua forma clássica, envolve o uso de correspondência de strings unidimensional. Os padrões são estruturas em árvore ou sequências. Existem diferentes classes de linguagens de programação e máquinas que fazem uso de correspondência de padrões. No caso das máquinas, as principais classificações incluem autômatos de estado finito determinísticos, autômatos pushdown determinísticos, autômatos pushdown não determinísticos e máquinas de Turing. Linguagens de programação regulares usam expressões regulares para correspondência de padrões. Os padrões de árvore também são usados em certas linguagens de programação como Haskell como uma ferramenta para processar dados com base na estrutura. Em comparação com as expressões regulares, os padrões de árvore carecem de simplicidade e eficiência.
Existem muitas aplicações para correspondência de padrões na ciência da computação. Compiladores de linguagem de alto nível fazem uso de correspondência de padrões para analisar arquivos de origem para determinar se eles estão sintaticamente corretos. Em linguagens de programação e aplicativos, a correspondência de padrões é usada para identificar o padrão de correspondência ou substituir o padrão de correspondência por outra sequência de token.