Definição – O que significa Correção de Erro de Encaminhamento (FEC)?
A correção de erros antecipada (FEC) é uma técnica de processamento de sinal digital usada para aumentar a confiabilidade dos dados. Ele faz isso introduzindo dados redundantes, chamados de código de correção de erros, antes da transmissão ou armazenamento dos dados. O FEC fornece ao receptor a capacidade de corrigir erros sem um canal reverso para solicitar a retransmissão de dados.
O primeiro código FEC, denominado código de Hamming, foi introduzido no início dos anos 1950. É um método adotado para obter controle de erros na transmissão de dados onde o transmissor envia dados redundantes. Apenas uma parte dos dados sem erros aparentes é reconhecida pelo receptor. Isso permite que os dados de transmissão sejam enviados para vários destinos a partir de uma única fonte.
A codificação de erro de encaminhamento também é conhecida como codificação de canal.
A Definirtec explica a correção de erros antecipados (FEC)
O FEC adiciona redundância às informações transmitidas usando um algoritmo predeterminado. Os bits redundantes são funções complexas dos bits de informação originais. Os bits são enviados várias vezes, pois pode ocorrer um erro em qualquer uma das amostras transmitidas. Os códigos FEC geralmente detectam o último conjunto de bits para determinar a decodificação de um pequeno punhado de bits.
Com o FAC, cada personagem é enviado duas ou três vezes, e o receptor verifica as instâncias de cada personagem. Ele é aceito apenas se ocorrer conformidade em ambos os casos. Se a conformidade for satisfeita para uma instância, o caractere em conformidade com o protocolo é aceito. Se nenhum caractere estiver em conformidade com o protocolo, o caractere será rejeitado e um sublinhado ou espaço em branco será exibido em seu lugar.
Os códigos FEC são capazes de gerar sinais de taxa de erro de bit, que são usados como feedback para fazer o ajuste fino da eletrônica de recepção analógica. O número máximo de bits ausentes que podem ser corrigidos é determinado pelo projeto do código FEC. Duas categorias importantes de códigos FEC são códigos convolucionais e códigos de bloco. Os códigos de bloco funcionam em pacotes de bits de tamanho fixo, onde os blocos de código parcial são decodificados em tempo polinomial para o comprimento do bloco. Um código de bloco amplamente usado é a codificação Reed-Solomon. Os códigos convolucionais lidam com fluxos de comprimento arbitrário e são decodificados usando um algoritmo de Viterbi. Uma característica importante do código convolucional é que qualquer codificação de bit é influenciada pelos bits anteriores.