Definição – o que significa Copyleft?
Copyleft é uma licença de software livre que exige que os autores dos direitos autorais permitam que alguns de seus trabalhos sejam reproduzidos. Com a lei de direitos autorais, os autores têm controle total sobre seus materiais. Mas com a lei de copyleft, usuários e autores coexistem. Os usuários têm permissão para copiar e distribuir materiais protegidos por direitos autorais. No entanto, os autores têm alguma opinião sobre quem usa os materiais com base no uso pretendido. Copyleft não requer distribuição de código-fonte. Portanto, copyleft concede aos usuários direitos semelhantes aos normalmente concedidos apenas aos autores dos direitos autorais, incluindo atividades como distribuição e cópia.
Definirtec explica Copyleft
Em meados da década de 1980, Don Stallman cunhou o termo copyleft em uma carta que enviou a Richard Stallman. Antes da carta, Stallman criou o primeiro copyleft ao trabalhar em um interpretador Lisp. Durante esse tempo, a empresa Symbolics pediu permissão para usá-lo e eventualmente o ajustou depois que Stallman lhes deu o domínio público de seu trabalho. Eventualmente, Stallman pediu a Symbolics permissão para revisar suas melhorias de Lisp, mas Symbolics recusou seu pedido. Descontente, Stallman decidiu interromper esse tipo de comportamento de software proprietário que emergia rapidamente com a Emacs General Public License, que em 1984 era a licença copyleft original. Com o passar do tempo, foi renomeado para GNU General Public License.
As leis de copyleft fornecem aos usuários os mesmos direitos dos autores de direitos autorais. Eles não apenas podem revisar materiais protegidos por leis de direitos autorais, mas também podem copiar, modificar e distribuir os materiais. Isso dá a muitos o benefício de usar materiais com direitos autorais, um tipo de uso do tipo “compartilhar todos”. No entanto, para usar o copyleft, deve ser determinado (geralmente pelo autor dos direitos autorais) que os materiais serão usados de maneira pertinente, beneficiando terceiros para fins educacionais ou culturais.