Uma cooperativa é uma organização empresarial pertencente e operada por um grupo de indivíduos para seu benefício mútuo. Cooperativas são tipicamente formadas para prover aos membros um serviço ou bem comum, como moradia, cuidado infantil, cuidados com a saúde, eletricidade ou bancos.
As cooperativas são organizações voluntárias, e a adesão está aberta a todos que podem usar e se beneficiar dos serviços ou produtos que a cooperativa fornece. As cooperativas são governadas por conselhos de administração eleitos democraticamente, e os membros têm uma palavra igual na direção da cooperativa.
No mundo dos negócios, o termo “cooperativa” é usado para descrever um acordo no qual duas ou mais empresas concordam em compartilhar recursos ou cooperar de alguma forma. Por exemplo, duas empresas podem concordar em compartilhar os custos de marketing, ou uma empresa pode concordar em vender os produtos da outra empresa em sua loja. Porque é que as cooperativas falham? Há muitas razões pelas quais as cooperativas fracassam. A má governação e gestão são, frequentemente, os culpados, assim como a falta de compreensão do modelo de negócio cooperativo. Além disso, as cooperativas podem falhar se não forem capazes de cumprir com os regulamentos ou se assumirem demasiados riscos.
Quais são os 3 tipos de cooperativas?
Existem três tipos de cooperativas:
1. Cooperativas Financeiras:
As cooperativas financeiras são cooperativas que prestam serviços financeiros aos seus membros. Estes serviços podem incluir poupança e empréstimos, cooperativas de crédito e outros serviços financeiros.
2. Cooperativas de Trabalho:
As cooperativas de trabalhadores são empresas que pertencem e são operadas pelos próprios trabalhadores. Os trabalhadores partilham os lucros e tomam decisões sobre o negócio em conjunto.
3. cooperativas de consumo:
As cooperativas de consumidores são empresas que pertencem e são operadas pelos próprios consumidores. Os consumidores compartilham os lucros e tomam decisões sobre o negócio em conjunto.
Quais são os benefícios das cooperativas?
Os benefícios das cooperativas podem ser resumidos em três pontos principais:
1.Cooperativas promovem o cumprimento das leis e regulamentos.
2.Cooperativas ajudam a gerir o risco.
3.Cooperativas melhoram a governança.
1. o cumprimento das leis e regulamentos
As cooperativas ajudam a promover o cumprimento das leis e regulamentos. Isto porque as cooperativas são obrigadas a seguir certas regras e regulamentos estabelecidos pelo governo. Ao seguir estas regras e regulamentos, as cooperativas ajudam a assegurar que as empresas operem de forma justa e legal. Isto, por sua vez, ajuda a proteger os consumidores e o meio ambiente.
2. Gestão de risco
As cooperativas ajudam a gerir o risco. Isto porque as cooperativas são obrigadas a seguir certas regras e regulamentos estabelecidos pelo governo. Ao seguir estas regras e regulamentos, as cooperativas ajudam a garantir que os negócios operem de uma maneira segura e saudável. Isto ajuda a proteger os consumidores e o meio ambiente de riscos potenciais.
3. Melhoria da governação
As cooperativas melhoram a governação. Isto porque as cooperativas são obrigadas a seguir certas regras e regulamentos estabelecidos pelo governo. Ao seguir estas regras e regulamentos, as cooperativas ajudam a assegurar que os negócios sejam geridos de uma maneira transparente e responsável. Isto ajuda a melhorar a qualidade geral das operações comerciais.
Qual é o papel das cooperativas?
O papel das cooperativas é fornecer um mecanismo para que indivíduos com os mesmos interesses possam reunir os seus recursos e trabalhar juntos para um objectivo comum. Isto pode ser feito através da formação de um negócio cooperativo, onde os membros trabalham juntos para produzir um produto ou serviço, ou através da criação de um arranjo de habitação cooperativa, onde os membros partilham as despesas e responsabilidades de vida.
As cooperativas proporcionam uma forma de as pessoas reunirem os seus recursos e trabalharem juntas em prol de um objectivo comum. Isto pode ser feito através da formação de um negócio cooperativo, onde os membros trabalham juntos para produzir um produto ou serviço, ou através da criação de um arranjo cooperativo de habitação, onde os membros partilham as despesas e responsabilidades de vida.
As cooperativas podem ser formadas por diversas razões, mas todas as empresas cooperativas têm algumas características chave. Primeiro, as cooperativas pertencem e são controladas pelas pessoas que as utilizam. Isto significa que cada membro tem uma palavra igual a dizer na forma como a cooperativa é administrada. Segundo, as cooperativas são baseadas no princípio da ajuda mútua, o que significa que os membros trabalham juntos para ajudar uns aos outros a alcançar seus objetivos. Finalmente, as cooperativas estão abertas a todas as pessoas que compartilham os valores e objetivos da cooperativa.