Definição – o que significa o conversor de mídia de fibra?
Um conversor de mídia de fibra é um dispositivo de rede que permite conectar dois tipos de mídia diferentes, como um par trançado ou cabo coaxial a um cabo de fibra óptica. Este tipo de dispositivo é muito importante, pois permite a interconexão de redes de fibra ótica e sistemas de cabo com sistemas de cabeamento baseados em cobre pré-existentes. Isso permite atualizações parciais da infraestrutura de rede em tecnologia de fibra óptica e para a interconexão com outros tipos de redes de comunicação.
Definirtec explica o conversor de mídia de fibra
Os conversores de mídia de fibra são projetados para suportar a maioria dos protocolos de comunicação de dados, como Ethernet e Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, E3 / DS3 e T1 / J1 / E1. Para oferecer suporte a uma ampla variedade de protocolos de comunicação, eles também devem oferecer suporte aos tipos de cabo suportados por esses protocolos, como coaxial e par trançado, para serem conectados a cabos de fibra ótica de modo único ou multimodo.
Existem muitos tipos de conversores de mídia de fibra, variando de pequenos dispositivos autônomos, conversores de placa de PC a sistemas de chassi de alta densidade de porta de nível empresarial destinados a ambientes de data center que oferecem recursos avançados de gerenciamento de rede.
Os conversores de mídia de fibra são úteis para estender e interconectar redes locais em uma rede de campus maior. Isso ocorre porque os cabos de cobre tradicionais incorrem em perdas significativas em comprimentos extensos, portanto, precisam de repetidores caros para aumentar o sinal. Isso pode ser evitado se os cabos de cobre estiverem conectados a um cabo de fibra ótica usando um conversor de mídia de fibra, porque os cabos de fibra ótica incorrem em muito pouca perda em longas distâncias.