Definição – o que significa o Media Converter?
Um conversor de mídia, no contexto de hardware de rede, é um dispositivo flexível e de baixo custo, destinado a implementar e otimizar links de fibra em todo tipo de rede. Entre os conversores de mídia, o tipo mais usado é um dispositivo que funciona como um transceptor, que converte o sinal elétrico utilizado no cabeamento de rede de par trançado não blindado (UTP) de cobre em ondas de luz usadas para cabeamento de fibra óptica. É essencial ter conectividade de fibra óptica se a distância entre dois dispositivos de rede for maior que a distância de transmissão do cabeamento de cobre.
A conversão de cobre em fibra realizada por um conversor de mídia permite que dois dispositivos de rede com portas de cobre sejam conectados a longas distâncias por meio de cabeamento de fibra óptica.
Definirtec explica o conversor de mídia
Um conversor de mídia também oferece conversão de fibra para fibra, de fibra multimodo em fibra monomodo. Ele também converte um link de fibra dupla em fibra única com a ajuda do fluxo de dados bidirecional (BIDI). Além disso, os conversores de mídia têm a capacidade de converter comprimentos de onda para aplicativos que usam multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM).
Geralmente, os conversores de mídia são específicos de protocolo e suportam uma ampla gama de taxas de dados e tipos de rede. Eles são apresentados como sistemas de comutação de camada física ou Camada 2. Os conversores de mídia que incluem a funcionalidade de comutação da Camada 2 oferecem comutação de taxa, bem como outros recursos inovadores.
A complexidade da rede, os aplicativos desafiadores e a gama crescente de dispositivos de rede conduzem os requisitos de largura de banda e velocidade a novas extensões e impõem requisitos de distâncias maiores dentro da rede local (LAN). A resposta para essas questões são os conversores de mídia. Os conversores de mídia permitem o uso de fibra quando necessário e integram novos dispositivos à infraestrutura de cabeamento existente. Os conversores de mídia fornecem uma incorporação perfeita de fibra e cobre e várias formas de fibra em redes LAN. Eles suportam uma grande variedade de protocolos, tipos de mídia e taxas de dados para construir uma rede mais confiável e econômica.
Características do conversor de mídia:
- Expande distâncias de rede com a conversão de UTP em fibra e a extensão de links de fibra
- Retém os investimentos em dispositivos pré-existentes
- Aumenta o potencial da fibra atual com comprimentos de onda WDM
Novos aplicativos para conversores de mídia:
- Conversores controlados remotamente e configurações de switch multiportas
- Conversão de comprimentos de onda DM para aumentar a capacidade de largura de banda
- Facilite a fibra para o desktop
Esta definição foi escrita no contexto do hardware de rede