Definição – o que significa conversão de dados?
A conversão de dados é a conversão de um formato de dados em outro. É um processo técnico realizado principalmente por software, embora raramente seja usado hardware ou intervenção humana. O único objetivo da conversão de dados é permitir a interoperabilidade e manter todos os dados incorporando o máximo de informações possível. A conversão de dados pode ser simples ou complexa com base no ambiente e formatos de dados envolvidos. Os dados são tratados pelo sistema operacional e por aplicativos diferentes de maneiras diferentes, portanto, para usar os mesmos dados em outros sistemas operacionais ou aplicativos, os dados devem ser convertidos.
Definirtec explica a conversão de dados
A conversão de dados só é possível se o formato de destino for capaz de suportar os mesmos recursos de dados e construções dos dados de origem. Se as especificações do formato não forem conhecidas, a engenharia reversa pode ser usada para converter os dados. Na maioria dos casos, isso levaria apenas a uma grande aproximação da especificação original. Na conversão de dados, as informações podem ser facilmente removidas por aplicativo ou agente de conversão. No entanto, adicionar as informações é uma tarefa difícil. A conversão de dados é executada na maioria dos casos com base em regras. As regras podem ser estabelecidas pelo sistema operacional, aplicativo, linguagem de programação ou até mesmo pelo programador. A conversão de dados bem-sucedida ajuda na funcionalidade suave de aplicativos dependentes dos dados em questão.
No entanto, a conversão de dados pode ser uma tarefa árdua, especialmente no caso de formatos de dados complexos. Se não for feito corretamente, também pode levar à perda de informações.