Definição – o que significa convenção de nomenclatura?
As convenções de nomenclatura são regras gerais aplicadas ao criar scripts de texto para programação de software. Eles têm muitas finalidades diferentes, como adicionar clareza e uniformidade aos scripts, legibilidade para aplicativos de terceiros e funcionalidade em determinados idiomas e aplicativos. Eles variam de letras maiúsculas e pontuação à adição de símbolos e identificadores para significar certas funções.
Definirtec explica a convenção de nomenclatura
Uma convenção de nomenclatura pode incluir a capitalização de uma palavra inteira para denotar uma constante ou variável estática (o que é comumente feito na programação Flash), ou pode ser um limite de caractere simples em uma linguagem de codificação (como SQL). As convenções de nomenclatura têm qualidades funcionais e organizacionais. Algumas linguagens de script, por exemplo, anulam grupos de caracteres que são precedidos por um sinal de número (ou hashtag). Os codificadores costumam usar isso para escrever notas em seus scripts que não interrompam a codificação, ou criam espaços reservados para pedaços hipotéticos de código.
Freqüentemente, a uniformidade das convenções de nomenclatura é útil não apenas para varredura visual, mas também para pesquisar scripts com editores de texto. Os programas de processamento de texto geralmente são equipados com ferramentas que podem filtrar, destacar e editar partes de um documento que possuem certas qualidades (como um prefixo de sublinhado), o que torna fácil fazer edições extensas em um script longo e complicado que inclui nomes convencionais.
Esta definição foi escrita no contexto da Programação