Definição – O que significa Controle Estatístico de Processo (CEP)?
O controle estatístico de processos (SPC) é uma abordagem de controle de qualidade para processos que usam informações estatísticas.
Algumas das técnicas usadas nesta abordagem são atribuídas a cientistas da Bell Laboratories na década de 1920.
Definirtec explica Controle Estatístico de Processo (SPC)
O controle estatístico do processo envolve observar as variabilidades do processo e usar ferramentas como gráficos de controle para tentar refinar um processo estatístico. Os engenheiros podem usar equações de desvio padrão para agilizar ou refinar os resultados.
Em geral, o SPC tem como objetivo reduzir ou eliminar “resíduos do processo”. Os engenheiros podem procurar gargalos ou tentar melhorar os processos que lidam com informações estatísticas. Isso pode envolver a observação das causas das variações e o uso de regras lógicas para desenvolver algoritmos de controle.
O controle estatístico do processo pode ser aplicado de forma diferente em vários setores. Por exemplo, alguns projetos de SPC em um ambiente médico podem considerar itens como precisão de testes de laboratório ou itens de serviço ao cliente, como quanto tempo as pessoas passam na fila de atendimento. Algumas das mesmas métricas podem ser aplicadas a outro tipo de negócio, como uma operação de linha aérea, onde processos estatísticos podem verificar a precisão da entrega de bagagem, atrasos de voos ou outros aspectos do serviço. O controle estatístico do processo também pode ser aplicado exclusivamente em cenários de manufatura, para verificar a eficiência e a produtividade, bem como no controle de qualidade.