Definição – o que significa controle de fluxo?
O controle de fluxo é o mecanismo que garante que a taxa na qual um emissor está transmitindo seja proporcional à capacidade de recepção do receptor.
O controle de fluxo é utilizado em comunicações de dados para gerenciar o fluxo de dados / pacotes entre dois nós diferentes, especialmente nos casos em que o dispositivo de envio pode enviar dados muito mais rápido do que o receptor pode digerir.
Definirtec explica o controle de fluxo
Redes de qualquer tamanho têm muitos dispositivos diferentes conectados e cada dispositivo tem parâmetros de transmissão de dados exclusivos. Por exemplo, um roteador é construído para gerenciar o roteamento de dados, enquanto um desktop, na extremidade receptora desses dados, tem muito menos recursos de envio / recebimento.
Essas diferenças de capacidade de envio / recebimento podem levar a conflitos se o remetente começar a transmitir dados mais rápido do que a capacidade do nó receptor. Para neutralizar esse problema, o controle de fluxo é usado. Essa técnica gerencia o fluxo de dados entre os nós, mantendo os recursos de envio / recebimento de ambos os nós como a principal preocupação.
Xon-Xoff é um exemplo de protocolo de controle de fluxo que sincroniza o emissor com o receptor. Ele transmite um sinal de transmissão off quando o receptor não tem mais espaço em seu buffer e um sinal de transmissão on quando o receptor pode retomar a coleta de dados. Xon-Xoff funciona em conexões seriais assíncronas.