Definição – O que significa Controle de Erros (EC)?
O controle de erros é a técnica de detecção e correção de blocos de dados durante a comunicação. Em outras palavras, ele verifica a confiabilidade dos caracteres tanto no nível do bit quanto no nível do pacote. Se o controle de erro adequado estiver em vigor, os dados transmitidos e recebidos são garantidos como idênticos, pois em muitos casos os canais de comunicação podem ser altamente não confiáveis.
Definirtec explica o controle de erros (EC)
Os dados podem ser corrompidos durante a transmissão. Para manter uma comunicação confiável, os erros devem ser detectados e corrigidos. Vários protocolos de controle de erros estão disponíveis e fazem uso de detecção de erros e retransmissão de quadros corrigidos. Algumas das técnicas comuns usadas no controle de erros são confirmações, tempos limite e confirmações negativas. Em uma rede, dois tipos de erros ocorrem: erros de bit único e erros de rajada. Com um erro de bit único, apenas um bit de dados é alterado; em um erro de burst, dois ou mais bits podem ser alterados.
O controle de erros direto e o controle de erros de feedback são os dois tipos de mecanismos de controle de erros usados nas comunicações. No controle de erros de encaminhamento, informações redundantes adicionais também são transmitidas junto com os dados. Isso ajuda o receptor a detectar e determinar a localização do erro nos dados transmitidos. No controle de erros retroativos ou de feedback, junto com cada caractere, algumas informações adicionais são fornecidas para a detecção de erros; o receptor nesta técnica não executa correção de erros. Se os dados recebidos contiverem erros, todos os dados serão retransmitidos. O controle de erros de encaminhamento é menos comumente usado devido à quantidade de informações redundantes adicionais que são transmitidas.