Definição – O que significa Master Data Governance?
A governança de dados mestre refere-se ao gerenciamento abrangente ou tratamento de dados em um sistema que são predominantemente compartilhados entre diferentes plataformas e partes da arquitetura de negócios. Este tipo de dados é denominado dados mestre.
Definirtec explica Master Data Governance
Os dados mestres referem-se aos dados mais vitais para uma empresa em suas operações. De acordo com algumas definições, são dados duplicados em várias partes de um sistema de TI para referência efetiva. Esta definição está incompleta, entretanto. Os dados principais são uma referência crítica usada nas operações diárias.
Considere, por exemplo, uma abordagem de “lugares, pessoas e coisas” para os dados mestre. Os identificadores de cliente, as “pessoas”, são referências que são usadas em sistemas CRM, programas de contabilidade, etc. Da mesma forma, os identificadores de produto, as “coisas” do sistema, são referenciados por esses mesmos programas. Algumas definições de dados mestre excluem dados transacionais, os “lugares”, porque, em transações financeiras, os sistemas de processamento de cartão de crédito simplesmente usam os identificadores centrais de “pessoas” e “coisas” para documentar uma transação.
A governança de dados mestres então difere do gerenciamento de dados mestres principalmente no escopo. Especialistas em TI usam o termo gerenciamento de dados mestres para descrever o manuseio técnico de dados, por exemplo, a passagem de dados por uma rede, ao passo que costumam usar o termo governança de dados mestres para uma abordagem ampla, que leva em consideração considerações de segurança o “valor” essencial dos dados mestres e que descreve como curar e proteger os dados no campo.