Definição – O que significa o Controle de Admissão de Conexão (CAC)?
O controle de admissão de conexão (CAC) é um conjunto de ações e permissões na comunicação de rede que identifica onde a conexão é permitida com base na capacidade da rede. Este conjunto projetado de ações de rede é iniciado durante a configuração da chamada ou quando as chamadas são reconectadas. Ele é baseado em um algoritmo simples usado para discriminar o tráfego de rede de entrada ou de saída. O CAC também é usado para decidir qual tráfego deve ser permitido ou rejeitado por uma rede específica. CAC é mais frequentemente usado em redes ATM.
Também conhecido como controle de admissão de chamadas.
Definirtec explica o Controle de Admissão de Conexão (CAC)
Em termos de comunicação, a existência de CAC é comum, especialmente em conexões orientadas a rede (o CAC não fornece nenhum serviço para redes sem conexão). Além disso, em redes orientadas a conexão, o CAC desempenha um papel importante, especialmente para controle de congestionamento.
A função básica do controle de admissão de conexão em redes orientadas a conexão é decidir se há recursos de sistema livres suficientes disponíveis antes de estabelecer uma nova conexão. Uma conexão ponta a ponta só é estabelecida quando a disponibilidade de recursos gratuitos é garantida.
O CAC executa as duas operações a seguir ao estabelecer uma conexão:
- Ele estabelece uma conexão quando os recursos estão livres e disponíveis.
- Se a conexão for rejeitada na ausência de recursos livres / disponíveis, uma notificação é enviada de volta ao originador ou solicitante da chamada ou conexão.
Os seguintes fatores devem ser considerados ao estabelecer ou solicitar uma conexão:
- O tipo de serviço necessário
- Parâmetros de tráfego (os parâmetros de tráfego de origem são analisados)
- Ambas as direções solicitam sua QoS necessária, que também é considerada ao estabelecer uma conexão.