Definição – O que significa Unidade de Controle (CU)?
Uma unidade de controle (CU) lida com todos os sinais de controle do processador. Ele direciona todo o fluxo de entrada e saída, busca código para instruções de microprogramas e direciona outras unidades e modelos fornecendo sinais de controle e temporização. Um componente CU é considerado o cérebro do processador porque emite ordens para quase tudo e garante a execução correta da instrução.
Definirtec explica Unidade de Controle (CU)
Uma CU obtém sua entrada dos registradores de instrução e status. Suas regras de operação, ou microprograma, são codificadas em um array lógico programável (PLA), lógica aleatória ou memória somente leitura (ROM).
As funções CU são as seguintes:
- Controla a execução da instrução sequencial
- Interpreta as instruções
- Orienta o fluxo de dados por diferentes áreas do computador
- Regula e controla o tempo do processador
- Envia e recebe sinais de controle de outros dispositivos de computador
- Lida com várias tarefas, como busca, decodificação, manipulação de execução e armazenamento de resultados
As UCs são projetadas de duas maneiras:
- Controle com fio: o design é baseado em uma arquitetura fixa. A UC é composta por flip-flops, portas lógicas, circuitos digitais e circuitos codificadores e decodificadores que são conectados de uma maneira específica e fixa. Quando são necessárias alterações no conjunto de instruções, devem ser feitas alterações na fiação e no circuito. Isso é preferido em uma arquitetura de computação de conjunto de instruções reduzido (RISC), que tem apenas um pequeno número de instruções.
- Controle de microprograma: os microprogramas são armazenados em uma memória de controle especial e são baseados em fluxogramas. Eles são substituíveis e ideais devido à sua simplicidade.