Definição – O que significa Baseboard Management Controller (BMC)?
Um controlador de gerenciamento de placa de base (BMC) é um processador de serviço capaz de monitorar o estado físico de servidores, computadores ou outros dispositivos de hardware com a ajuda de sensores. Parte da Interface de Gerenciamento de Plataforma Inteligente, o controlador de gerenciamento da placa de base está embutido na placa de circuito principal ou placa-mãe do dispositivo ou computador a ser monitorado. Um controlador de gerenciamento de placa de base ajuda um único administrador a monitorar um grande número de servidores ou dispositivos remotamente, ajudando assim a reduzir o custo operacional da rede.
Definirtec explica o Baseboard Management Controller (BMC)
Um controlador de gerenciamento de placa de base geralmente consiste em um carregador de inicialização e uma interface para se conectar ao dispositivo removível. O controlador de gerenciamento da placa de base se comunica por meio de uma conexão independente com o administrador do sistema.
Os sensores de um controlador de gerenciamento de placa de base são capazes de medir parâmetros físicos, tais como:
- Tensão de alimentação
- Velocidades do ventilador
- Funções do sistema operacional
- Humidade
- Temperatura
Se algum dos parâmetros estiver fora dos limites permitidos, o administrador do sistema é notificado e, então, precisa tomar as medidas adequadas.
Além de monitorar, um BMC pode realizar outras tarefas, como:
- Diagnóstico guiado por LED
- Eventos de registro para análise de erros
- Sensores de monitoramento
- Gerenciamento de energia
- Fornecimento de recursos de gerenciamento remoto como:
- Logging
- Controle de poder
- Redirecionamento de console
O controlador de gerenciamento da placa de base tem seu próprio endereço IP, que pode ser acessado com uma interface web especial. O BMC ajuda a reduzir a mão de obra que, de outra forma, seria necessária para monitorar grandes redes ou servidores e indiretamente ajuda a trazer confiabilidade ao monitoramento geral da rede.